Carolina Filipe | 6 julho, 2023
O que é benchmarking?
Benchmarking nada mais é do que um processo de estudo de concorrência. A análise de benchmarking gira em torno das melhores práticas usadas por empresas de um mesmo segmento que o seu e que podem ser referência para a sua empresa.
Ele vem da palavra “benchmark”, que significa “referência” e é considerado uma ferramenta de gestão que tem a intenção de otimizar processos e gerar lucros e resultados.
Benefícios do benchmarking
Alguns dos benefícios do benchmarking é o aumento de produtividade, a redução de custos e a ampliação da margem de lucro.
Imagine que você é proprietário de uma lanchonete, localizada em um bairro pequeno, com a margem de lucro baixa e poucos resultados. E então, você descobre que existe um concorrente no mesmo bairro, com uma lanchonete mais moderna, altas filas independentemente do horário e sendo muito bem avaliada.
Ao buscar entender seus métodos e levá-los de referência para sua lanchonete, você estará, de maneira inconsciente, fazendo benchmarking. Em poucas palavras, esse é um processo de estudo de concorrência.
Diferença entre benchmarking e benchmark
Benchmarking é a ação de observar e comparar empresas concorrentes. Um bom exemplo é quando o Burger King analisa o McDonald’s. Essa análise é um benchmarking sobre o segmento e o que os concorrentes estão fazendo.
Já o benchmark refere-se a uma empresa que serve de exemplo para outras, que já é muito boa no que faz, por exemplo, o Nubank. Então, o Nubank é benchmark em seu segmento, mas quando o Banco Inter analisa o seu trabalho, por exemplo, está fazendo um benchmarking.
Quais os 3 principais tipos de benchmarking?
Entender os principais tipos e conhecer as suas características pode contribuir na estrutura de uma cultura organizacional voltada ao crescimento e às reformas rumo ao sucesso e à excelência de um negócio. A partir disso, é muito importante saber quais são eles a fim de definir qual melhor se enquadra às suas necessidades e realidade.
Benchmarking competitivo
O benchmarking competitivo se dá a partir da análise dos resultados dos seus concorrentes, buscando entender qual o posicionamento deles frente ao mercado.
Como objeto de análise e recolhimento de informação, destacam-se o faturamento e o crescimento dessas empresas por meio de dados oficiais que são divulgados de maneira ética.
Benchmarking cooperativo
Parecido com o benchmarking competitivo, o cooperativo também coleta dados de outras empresas, podendo ou não ser de seus concorrentes, e analisa as informações de maneira diferente.
O objetivo não é superar a concorrência, mas sim trabalhar em parceria, cooperando uma com a outra em prol de melhores práticas e soluções.
Nessa parceria, ocorre uma troca de experiências e informações muito boa. E o trabalho em grupo é supervalorizado.
Benchmarking interno
Esse modelo é realizado de maneira interna, ou seja, voltado para dentro da empresa, analisando e comparando as melhores práticas, setores e etc.
O intuito dessa estratégia é melhorar atividades que surgiram e se desenvolveram dentro da organização por meio da análise de setores e processos que obtiveram sucesso. Isso possibilita usar e reusar os mesmos princípios em outras áreas e equipes dentro da mesma empresa.
Benchmarking e o Marketing Digital
Dentro do marketing digital, o benchmarking faz uma análise a partir das seguintes etapas:
- Estabelecer até três concorrentes que deseja observar
Para ter os melhores resultados de insights, escolha empresas que atuam em segmentos semelhantes, mas também diferentes do seu.
- Escolha os indicadores de análise (qualitativos e quantitativos)
Monte uma tabela que te ajude a comparar pontos específicos dos seus concorrentes. Dê prioridade ao engajamento, ao alcance, ao sucesso das campanhas, entre outros.
- Captação de dados
Existem diversas ferramentas que podem te ajudar nessa etapa da análise. Uma delas é a Klout.
- Chegou o momento de fazer as comparações das informações coletadas
Junte tudo e confira os resultados. Busque entender o que é possível envolver no seu negócio.
- Detecte quais as práticas ou melhorias que deseja absorver
Faça um relatório e, com as informações claras, veja onde há oportunidades de desenvolvimento e crescimento. Trace os aspectos de melhorias mais importantes para o seu marketing digital e crie as suas ações.
Qual a importância do benchmarking no seu negócio?
O benchmarking possibilita que erros cometidos anteriormente não se repitam no seu negócio. Além disso, evidencia quais foram as estratégias da concorrência que não obtiveram sucesso, de modo que você não as repita.
Quando você realiza uma pesquisa mais completa e faz uma comparação com outras empresas, você consegue visualizar melhor as dores de cada segmento.
Os desafios e problemas podem ser diferentes, já que cada negócio tem a sua própria realidade. Mas, dentro do mesmo segmento, você vai se identificar com muitos pontos de melhoria dos concorrentes.
Além disso, as informações recolhidas para melhorias pontuais, bem como para o desenvolvimento de novas estratégias com o benchmarking, permitem que o seu time também possa achar novas maneiras de otimizar custos para aumentar o lucro do seu negócio.
Benchmarking e a sua relação com Mobile Growth
O benchmarking e o mobile growth estão interligados no acompanhamento do desempenho das estratégias de crescimento mobile.
O benchmarking permite comparar práticas e resultados entre empresas do mesmo setor, fornecendo insights valiosos para identificar tendências e oportunidades de melhoria. No contexto do mobile growth, o benchmarking auxilia na análise do desempenho das iniciativas mobile em comparação com concorrentes, ajudando as empresas a identificar melhores práticas e estratégias inovadoras para impulsionar seu próprio crescimento mobile.
Utilizar o benchmarking no mobile growth é uma maneira eficaz de obter insights e buscar uma vantagem competitiva no mercado móvel.
Quer se manter atualizado sobre o mercado de mobile growth?
Inscreva-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias.
Mais conteúdo
Mídia Programática: Conheça formatos e monte estratégias
8 abril, 2024Montar estratégias de mídia programática não é tão complicado, basta ter um bom planejamento. Desde […]
Thainá Dias
Mídia programática: construindo campanhas de forma eficiente
22 março, 2024Para entender a mídia programática imagine um cenário em que marcas estão disputando um determinado […]
Thainá Dias
Mulheres e o mercado: impactos da liderança feminina.
8 março, 2024Elas se adaptam, e vem se adaptando há anos, as mulheres estão há décadas no […]
Ligia Soares