banner

Traffic bot: sua evolução e como minimizar seus danos

Há muitas razões que explicam a evolução do traffic bot nos últimos anos e, também, […]

Luísa Fernandes

Luísa Fernandes | 29 maio, 2023

Há muitas razões que explicam a evolução do traffic bot nos últimos anos e, também, o motivo pelo qual esse tipo de movimentação digital tenha se tornado um desafio quase que diário para empresas e marcas.

A sofisticação de robôs (os “bots”) que imitam o comportamento humano é a primeira delas: nunca foi tão difícil identificar diferenças existentes entre o tráfego falso e o tráfego real de usuários.

Para entender por que essa evolução representa um desafio, precisamos voltar algumas casas. Com a vida humana cada vez mais digitalizada, a publicidade foi disputando e ampliando seus espaços on-line. E, quanto mais publicidade, maior o tráfego.

Além disso, a popularidade das redes sociais também explica essa evolução. Afinal, desde os lançamentos das primeiras redes, contas falsas e verdadeiras continuam sendo criadas a todo momento. 

 

Desafios quanto ao traffic bot

O desafio relacionado ao aumento desse tráfego, portanto, é a também evolução das tecnologias de automação capazes de gerar o automated traffic bot, ou seja: tecnologias que utilizam pouca ou nenhuma assistência humana.

Com o aperfeiçoamento desses sistemas, está cada vez mais difícil identificar e bloquear fraudadores de tráfego falso. A partir desse cenário, descobriremos neste artigo quais os tipos de traffic bots, além das estratégias e tecnologias atuais capazes de minimizar seus danos.

 

Quais são os tipos de traffic bot?

Nem só de bots falsos vive o tráfego no mundo digital. Há bots considerados saudáveis e bons, e que, além de contribuírem para o desenvolvimento digital, podem ser usados para diversos fins.

Alguns exemplos são: a automação de tarefas administrativas — geralmente repetitivas e monótonas —, o atendimento ao cliente como suporte 24 horas, a coleta e a análise de dados, o gerenciamento de processos e negócios, entre outros.

 

Vamos conferir alguns desses bots?

Copyright Bot

 

Bot programado para ajudar na proteção de direitos autorais. Pesquisa e identifica conteúdos com probabilidade de plágio.

 

Media Data Bot

 

Bot programado para coletar informações de mídia. Fornece conteúdos sobre notícias, vídeos, imagens, redes sociais, previsão do tempo, taxas de câmbio etc..

 

Spider Bot

 

Bot programado para rastrear informações específicas. Fornece conteúdos de áreas amplas e distintas como, por exemplo, marketing digital, pesquisa acadêmica e vigilância de mercado.

 

Trader Bot

 

Bot programado para negociar as melhores ofertas de um produto e/ou serviço em tempo real. Analisa dados e identifica oportunidades para varejistas, por exemplo.

 

 

Quando falamos de bots falsos, nos referimos ao tipo de programação criada para ser maliciosa, ou seja, para gerar impressões falsas, espalhar spam e malwares, projetar botnets e sequestrar dados e informações.

Ainda hoje há uma série de fatores que facilitam a existência desses bots como, por exemplo: a falta de regulamentação da publicidade on-line; a falta de conscientização de empresas e marcas; o acesso facilitado à compra de tráfego falso; além do lucro que fraudadores obtém ao vender esse tipo de serviço.

 

Vamos conferir alguns desses bots?

Click Bot

 

Bot programado para automatizar cliques falsos em anúncios publicitários, web sites, vídeos, etc.. Distorce dados  de maneira fraudulenta e causa prejuízos financeiros.

 

Download Bot

 

Bot programado para simular usuários baixando aplicativos. Manipula dados referentes a downloads em lojas virtuais como Apple Store e Google Store. 

 

Impersonator Bot

 

Bot programado para mascarar identidades verdadeiras e exibir comportamentos de navegação similares a humanos. Varre vulnerabilidades e automatiza invasões em massa.

 

Scraper Bot

 

Bot programado para capturar dados e informações de sites de forma ilegal e sem consentimento do proprietário. Rastreia sites, acessa códigos-fonte, extrai dados e os publica em outro endereço on-line.

 

 

Como detectar o traffic bot fraudulento?

Talvez esse seja um dos grandes desafios do universo digital das últimas décadas. Entretanto, algumas estratégias podem ajudar a identificar o traffic bot falso. São elas:

  1. Verificar a qualidade do tráfego;
  2. Analisar a fonte do tráfego;
  3. Monitorar as taxas de clique;
  4. Utilizar ferramentas de análise de tráfego;
  5. Verificar os logs do servidor;
  6. Ter uma lista de exclusão de endereços IP, sites e IDs suspeitos;
  7. Segmentar anúncios para excluir áreas geográficas suspeitas;
  8. Contratar um especialista em tráfego.

 

O traffic bot fraudulento pode causar danos ao meu negócio?

Sim, categoricamente. É preocupante constatar, mas são inúmeras as consequências que o traffic bot fraudulento pode acarretar ao seu negócio. Vamos elencar algumas delas a seguir:

  1. Conversões falsas: o tráfego do seu site ou app aumenta e você acredita que sua campanha está a todo vapor, quando, na verdade, seu negócio passa a ter menos vendas e a taxa de conversão a despencar;
  2. Roubo de dados: dados confidenciais do seu site e dos seus clientes são hackeados e disponibilizados em mercados negros podendo, inclusive, além de prejudicar financeiramente sua empresa ou marca, manchar a reputação da mesma;
  3. Perda monetária com cliques falsos: os anúncios do seu site ou app sofrem fraudes de cliques e, com o passar do tempo, o custo monetário por hora para o seu negócio pode escalar significativamente;
  4. Penalidades de SEO: atrair usuários com tráfego falso pode fazer com que os mecanismos de busca penalizem as estratégias de SEO do seu site ou app;
  5. Ataque de botnet: a junção de diferentes bots ampliam a ofensiva de um ataque ao seu site ou app, isso é o que chamamos de botnet. As consequências desse ataque vão desde a desativação momentânea do seu site/app, passando por custos para minimizar o ataque, até a perda de clientes e da reputação.

 

Como proteger o meu negócio do traffic bot fraudulento?

Com os bots fraudulentos se aperfeiçoando um pouco mais a cada dia, empresas e marcas precisam buscar alternativas para proteger seus negócios, estejam eles em sites e/ou aplicativos mobile. Algumas dessas alternativas estão listadas a seguir.

  1. Buscar possíveis inconsistências: estatísticas como o número de visitações da página ou app, a duração média da sessão e a taxa de rejeição, por exemplo, são indicadores de comportamento de usuário capazes de apontar a possível visita de bots;
  2. Aplicar os testes CAPTCHA: impedir traffic bots falsos e também o roubo de dados são as principais funcionalidades dos testes CAPTCHA;
  3. Aplicar o método honeypot: por meio de um campo de entrada oculto em um formulário, é possível detectar a ação de bots: se o campo for preenchido, seu site ou app está sofrendo com a presença de traffic bot fraudulento;
  4. Explorar serviços de detecção de bots: soluções de segurança da web (como firewalls, por exemplo) e serviços de proteção contra DDoS são exemplos importantes de serviços para atualizar-se contra traffic bots fraudulentos;
  5. Explorar ferramentas contra tráfego mobile fraudulento: identificar a origem de endereços fraudulentos é uma importante função de ferramentas que atuam verificando o tráfego em aplicativos móveis.

 

Quais são os principais tipos de fraude mobile?

Quando falamos de fraude exclusivamente no universo mobile, os bots, em geral, dividem-se em quatro categorias. São elas:

 

 

Para obter uma forte proteção contra fraudes em aplicativos, empresas e marcas costumam implementar um conjunto de técnicas, entre elas, algumas citadas neste artigo. No entanto, ainda há uma lacuna no mercado quando o assunto é a verificação de tráfego falso realizada por um dispositivo ou tecnologia que centralize esse serviço.  

 

Verify Traffic? Que tecnologia é essa?

O Verify Traffic é uma tecnologia com o selo AdGrowth focada em proteção contra fraudes. Com o mercado brasileiro em alta em relação aos gastos de consumidores em aplicativos neste ano de 2023, o Verify Traffic chega ao cenário de mobile growth pronto para atender à dor de empresas e marcas.

Diferente da concorrência, o Verify Traffic possui um duplo filtro de segurança: além de identificar sites fraudulentos e com baixa taxa de conversão, a tecnologia AdGrowth também bloqueia a origem desses sites.

Por ser um verificador de tráfego em tempo real, o Verify Traffic possui autonomia para duas atividades essenciais: a primeira, otimizar o tráfego da campanha em questão; e a segunda, bloquear IDs fraudulentos em tempo real.

 

Quais tarefas o Verify Traffic pode executar?

Ao todo, o Verify Traffic está apto a executar sete tarefas. São elas:

 

  • Machine learning:

A partir de dados coletados por sensores, interações e preferências do usuário, reconhecimento de voz ou outras fontes coletadas por meio de inteligência artificial, assinaturas de fraude são identificadas e atribuídas como indevidas pelo Verify Traffic. A precisão dessa tarefa é superior a 90%;

 

  • Bloqueio de origens fraudulentas:

Para um bloqueio efetivo, a tarefa é baseada em parâmetros objetivos como site ID, media source ou qualquer outro parâmetro existente nos links de atribuição;

 

  • Controle de “pacing”:

Indicador de regularidade, a tarefa é responsável por controlar diariamente e/ou mensalmente a identificação e o bloqueio de tráfego falso;

 

  • Envio de postback:

Por meio de um registro de informações relevantes para analisar a efetividade de uma campanha, o envio de postback é realizado e, assim, o tráfego é otimizado;

 

  • Bloqueio de spamming:

Baseado em filtros como palavras-chave, remetentes conhecidos ou padrões de comportamento típicos de spammers, algoritmos que identificam e bloqueiam mensagens suspeitas ou mal intencionadas são implementados; 

 

  • Bloqueio de IPs de origem maliciosa:

Para prevenir uma variedade de ataques como, por exemplo, ataques de negação de serviço (DDoS) e infecções por malware que podem comprometer a segurança e a privacidade do usuário, o bloqueio de IPs de origem maliciosa garante a proteção de aplicativos e dispositivos móveis de ataques de hackers e malware; 

 

  • Relatórios de campanha:

A partir dessa tarefa, dados relacionados ao desempenho de uma campanha são coletados, analisados e apresentados com o objetivo de avaliar o sucesso em relação às metas estabelecidas, como, por exemplo, o aumento de downloads do aplicativo, o aumento de engajamento do usuário e o aumento de vendas ou geração de leads.

 

Veja mais sobre o mundo mobile growth, clicando aqui.

Quer se manter atualizado sobre o mercado de mobile growth?

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias.

    Você tem um app?

    Como podemos ajudar a expandir o seu negócio?

    Nossas marcas

    Pronto para expandir seus negócios?