Ligia Soares | 27 julho, 2023
Com o avanço contínuo do varejo, acompanhamos a mudança de inúmeros hábitos e comportamentos do consumidor. Por esse motivo, pode ser desafiador ficar por dentro de todas as tendências e novidades do mercado. Uma dessas tendências é o one stop shop, um modelo de negócio repaginado no qual o cliente pode comprar todas as soluções de que precisa em um único lugar.
Se você quer saber mais sobre o que é one stop shop e por que essa tendência está ganhando força no mercado outra vez, é só continuar lendo este artigo da AdGrowth.
O que é one stop shop?
One stop shop, também conhecido como one stop market e one stop mart, trata-se de um ambiente, virtual ou físico, que oferece todas as soluções que o seu cliente precisa, em um único lugar.
Esse modelo de negócio começou nos Estados Unidos, no início do século passado e era representado pelas lojas de conveniência existentes nos postos de gasolina. Pequenos pontos de venda, essas lojas eram bastante completas e ofereciam diversos produtos, desde alimentos a medicamentos.
Os supermercados, então, foram os primeiros estabelecimentos a reunir uma ampla variedade de produtos que o consumidor poderia precisar. Transferindo esse conceito para o universo digital, hoje são os e-commerces que representam o one stop shop.
Aplicação no e-commerce
Apesar de ter se originado no varejo físico, a abordagem de one stop shop é bastante flexível e, ao longo do tempo, foi sendo aplicada nos mais diversos tipos de negócios. Atualmente, podemos observar a aplicação da estratégia de one stop shop em lojas físicas, empresas B2C e B2B, e-commerces, softwares, plataformas mobile e sites, por exemplo.
Os marketplaces são um grande exemplo de one stop shop no e-commerce, reunindo produtos de diferentes categorias e marcas em uma única plataforma de vendas online que facilita a experiência do usuário. Vale lembrar que os e-commerces podem seguir tanto modelos B2C como B2B.
Confira o diferencial de cada um:
Modelo B2C: B2C é sigla em inglês para Business to Consumer que, traduzido para o português, significa “Negócio para Consumidor” e trata-se de um modelo de negócio em que as empresas se relacionam diretamente com o consumidor final de seus produtos e serviços. Um exemplo de operação B2C é a compra de um produto em um e-commerce.
Modelo B2B: B2B é a sigla em inglês para Business to Business que, traduzido para o português, significa “Negócio para Negócio”. Uma negociação B2B diz respeito a qualquer transação de venda e compra de produtos e serviços entre empresas como, por exemplo, a venda e compra de matéria-prima e insumos para uma linha de produção e comércio, ou a contratação de um serviço de manutenção.
Pensando em um modelo de negócio B2B, temos como exemplo a Alive, uma plataforma de live commerce que divulga marcas e produtos permitindo que as marcas realizem lives quando e onde quiserem com baixo custo, gerando conteúdo, entretenimento e conveniência. Os clientes dessas marcas, por sua vez, podem efetuar as compras da forma como preferirem.
Benefícios do one stop shop
Nos últimos três anos, temos observado uma busca dos consumidores por cada vez mais conveniência e praticidade em suas compras, sejam elas presenciais ou online. Foi nesse cenário que o modelo de one stop shop se fortaleceu no mercado, ganhando a adesão de consumidores em marketplaces e e-commerces.
Ao encontrar todas (ou quase todas) as soluções que precisa no mesmo lugar, o cliente tem uma experiência de compra mais comoda e eficiente, economizando tempo e ganhando produtividade.
Afinal, ele não precisa ir a diferentes pontos de venda ou fechar contratos com diferentes empresas para sanar todas as suas necessidades.
Independentemente se o seu negócio é B2B ou B2C, o modelo one stop shop permite agregar mais valor ao cliente, conquistando os seguintes benefícios:
E-commerces e marketplaces
Segundo estudo da ABComm, o setor de marketplace no Brasil cresceu 3% em 2022 em relação ao ano anterior, totalizando 135,6 bilhões em vendas. Esse aumento considerável das vendas pela internet começou em 2020, devido à pandemia. Não só o número de consumidores online subiu drasticamente desde então, como a projeção para este ano é de 123 milhões de pessoas.
O estudo também mostra que as plataformas de marketplace ganham cada vez mais relevância quando se trata de varejo online, assim como o mercado de e-commerce no Brasil, que está se consolidando com grandes nomes nacionais e estrangeiros como Magalu, Mercado Livre e Shopee.
Magalu: O Magalu vem sendo um dos protagonistas no novo varejo online nacional. Seu marketplace é o e-commerce mais premiado do país e está integrando cada vez mais sua rede de lojas físicas, transportadoras e milhares de funcionários ao software. A Magalu Ads, ferramenta para marcas e parceiros colocarem produtos em destaque no Magalu, impulsiona as vendas de acordo com a estratégia de marketing.
Mercado Livre: Mesmo sendo considerado o marketplace mais famoso do Brasil, a plataforma é argentina e opera em outros 18 países. Maior marketplace da América Latina, o Mercado Livre reúne milhões de vendedores e compradores por catalogar todos os tipos de produtos, somando mais de 60 milhões de ofertas.
Shopee: Com mais de 200 milhões de aplicativos baixados, a plataforma número 1 do Sudeste Asiático está no Brasil e oferece diversas vantagens para quem procura vender pela internet. A Shopee tem uma das maiores taxas de crescimento de vendedores no Brasil graças ao seu catálogo de produtos variados que ficaram conhecidos por terem baixo custo.
Implementando uma estratégia de one stop shop
Existem diferentes maneiras de aplicar a estratégia de one stop shop no seu negócio. A boa notícia é que nem sempre é necessário investir grandes quantias de dinheiro. Com planejamento, é possível maximizar suas ofertas de maneira assertiva.
Para organizações com uma infraestrutura mais contida, é possível adotar a abordagem de one stop shop entendendo as brechas que o seu negócio possui em relação às necessidades do cliente. Com pesquisas de mercado e de satisfação, por exemplo, bons brainstorms de soluções ligados a uma boa estratégia de marketing podem ser alcançados.
Afinal, por ser uma mudança significativa e que deve alterar a percepção sobre a sua empresa, seu marketing deve estar afiado para conseguir comunicar quais as vantagens do one stop shop a sua base atual de clientes , bem como a uma audiência nova, que agora vai se interessar por uma maior oferta de produtos.
O conceito de one stop shop deixou de ser uma lembrança do passado ou uma característica de poucas empresas para se tornar uma tendência. Por conta disso, é imprescindível se manter atualizado.
Para ver mais artigos como este, é só acessar nosso blog clicando aqui.
Quer se manter atualizado sobre o mercado de mobile growth?
Inscreva-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias.
Mais conteúdo
Mídia Programática: Conheça formatos e monte estratégias
8 abril, 2024Montar estratégias de mídia programática não é tão complicado, basta ter um bom planejamento. Desde […]
Thainá Dias
Mídia programática: construindo campanhas de forma eficiente
22 março, 2024Para entender a mídia programática imagine um cenário em que marcas estão disputando um determinado […]
Thainá Dias
Mulheres e o mercado: impactos da liderança feminina.
8 março, 2024Elas se adaptam, e vem se adaptando há anos, as mulheres estão há décadas no […]
Ligia Soares