Ligia Soares | 1 fevereiro, 2024
A mídia out of home existe desde antes do conceito de publicidade que conhecemos, apesar disso, ela está bem longe de ser antiquada. Ao longo dos anos muitas técnicas e tecnologias foram aprimoradas para estabelecermos a eficiência desse tipo de estratégia, hoje em dia a mídia out of home nem mesmo é apenas offline.
Neste artigo abordaremos o conceito de mídia out of home e seus desdobramentos como:
Principais formatos de mídia out of home
Vantagens da mídia out of home
Quais as métricas utilizadas e como mensurá-las?
Como integrar OOH ao mobile marketing?
O que é out of home?
A mídia out of home tem como objetivo impactar o público em trânsito, ou seja, pessoas em espaços públicos, que seguem trajetos por ruas, avenidas e rodovias, sua tradução literal soaria como mídia fora de casa.
Essa vertente de mídia é muito favorável para marcas, anunciantes e especialmente veículos de comunicação, que podem aproveitar o potencial de suas telas para gerar receitas a partir do alto índice de audiência em tráfego. Os exemplos mais comuns de mídia OOH são:
- Outdoors
- Frontlights
- Mobiliário Urbano ou Mupis
- Busdoors
- Empenas
- Triedros
- Painéis Digitais (LED)
E podemos destacar ainda a mídia indoor, que são as telas que se localizam geralmente em elevadores, shoppings, academias, etc.
Principais formatos de mídia out of home
Outdoor: Os outdoors, os mais renomados e reconhecíveis, estão ao ar livre, direcionados para o ambiente externo, como ruas e avenidas. Podem assumir diversos formatos, materiais e abordagens de comunicação. Visam impactar as pessoas em seus deslocamentos e deixar uma impressão duradoura por meio de imagens e frases cativantes.
Indoor: Os modelos indoor são direcionados a ambientes internos, encontrados em estações de trem, metrô, shoppings, aeroportos, prédios, elevadores, supermercados e em qualquer local onde as pessoas realizem atividades específicas.
Em movimento: A mídia out of home pode também estar em movimento, comumente vista em ônibus, vagões de metrô, táxis, carros, helicópteros e outros meios de transporte. Aqui, o foco reside na dinâmica, impactando pessoas em vários pontos ao longo do trajeto.
Digital, o DOOH: Ganhando destaque nos últimos tempos, a mídia out of home digital é exibida em painéis eletrônicos, tanto em ambientes internos quanto externos. Sua ênfase está na interação com o público, tornando-se marcante ao longo do percurso.
Este tipo de comunicação prospera com as tendências tecnológicas, como 3D, 4D, realidade virtual e inteligência artificial, permitindo que as marcas orientem sua comunicação com base em dados e projeções.
Vantagens da mídia out of home
Alto alcance
A mídia out of home está presente nos percursos das pessoas de forma contínua, ao contrário da televisão ou das redes sociais, oferecendo um impacto significativo com mensagens bem elaboradas.
De acordo com o IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 43% dos brasileiros dedicam pelo menos 30 minutos em seus deslocamentos de carro, enquanto 33% passam pelo menos uma hora em deslocamentos por transporte público.
Além disso, há motociclistas, ciclistas, pedestres e outros, resultando em um fluxo constante de pessoas nas cidades impactadas por mensagens ao seu redor.
Gera engajamento
Quando as pessoas em movimento são expostas a comunicações envolventes que capturam sua atenção, o engajamento tende a ser mais alto, pois a curiosidade e outros estímulos são ativados.
O consumidor em movimento, por estar mais alerta, absorve melhor as informações ao seu redor, tornando-se mais propenso a responder a estímulos e mensagens.
Isso cria diversas oportunidades para envolver o público em diferentes contextos, locais, horários e atividades, utilizando gatilhos relevantes e provocativos.
Aumento no reconhecimento de marca
A mídia out of home oferece a vantagem de desenvolver campanhas criativas e interativas, deixando uma marca duradoura na memória do público por meio de experiências positivas, mesmo que de forma inconsciente.
Ações bem-sucedidas nessa mídia muitas vezes são compartilhadas organicamente, aumentando o “buzz” em torno da marca e consolidando seu reconhecimento.
Fácil adaptação
A presença em locais movimentados não impede a segmentação da mídia out of home. Essa estratégia é eficaz tanto para divulgação em larga escala quanto para públicos específicos.
Com dados e conhecimento da persona, é possível identificar grupos específicos e considerar variáveis de localização, dias e horários para direcionar a mensagem às pessoas certas.
Oferece ótima relação custo-benefício
Comparada a outros meios tradicionais, a mídia out of home destaca-se por seu excelente custo-benefício, atingindo um amplo público e proporcionando um ROI substancial.
Segundo dados do Cenp-Meios referente ao primeiro semestre de 2023, a mídia OOH aparece em terceira posição entre as que mais tiveram aumento no investimento, com um share de 9,2% e valor faturado de R$844.840.
Estratégica e fundamentada em dados
A mídia out of home vai além da simples instalação de painéis eletrônicos, sendo estruturada com base em dados e estudos reais para garantir resultados visíveis e assertivos.
Mesmo sendo uma mídia de massa, ela é totalmente personalizável e feita com inteligência para mapear locais, informações complexas de consumo, população, renda, dados, rotinas, mercados, empresas e características para que a mensagem alcance o público desejado.
Quais as métricas utilizadas e como mensurá-las?
A mensuração efetiva em mídia out of home sempre foi um desafio, mas com o avanço de ferramentas específicas, tornou-se uma tarefa mais acessível. Dentre essas ferramentas, se destacam as métricas que proporcionam uma abordagem mais precisa na avaliação do impacto das campanhas publicitárias.
- GRP – Gross Rating Points: Os pontos de audiência bruta, ou GRP, calculam a avaliação com base no número de peças divulgadas, período de divulgação e a quantidade de pessoas que passaram pelo local.
- OTC – Opportunity to Contact: O opportunity to contact, ou oportunidade de contato, mensura a quantidade de pessoas impactadas pelo criativo, levando em consideração dados como comportamento de consumo, posicionamento do anúncio e informações de geolocalização.
- VAC – Visibility Adjusted Contact: O Visibility Adjusted Contact, ou contatos ajustados de publicidade, atua como uma versão avançada da OTC, identificando efetivamente as pessoas que perceberam os anúncios.
- Cobertura: A cobertura refere-se à porcentagem do público atingida pelo anúncio, considerando o número de pessoas que residem na região.
- Frequência: A frequência indica quantas vezes um indivíduo foi impactado pela mesma publicidade.
Outras ferramentas, como sensores wi-fi, beacons, bluetooth, GPS e plataformas de detecção, também contribuem para uma avaliação mais abrangente dos resultados.
Como integrar OOH ao mobile marketing?
O mobile marketing e o OOH possuem um elo muito importante que os une, o uso de geolocalização de maneira mais eficiente em campanhas publicitárias, impactando o público certo no local certo.
Os dados são cedidos pelos usuários para variados apps, onde esses apps, incluindo redes sociais, podem ter acesso e utilizar informações pessoais para localizar públicos-alvo. O papel do marketing nesse cruzamento de canais é justamente influenciar o próximo passo dos consumidores quando não estão em casa. Confira algumas estratégias que combinam o out of home e o mobile marketing:
QR Codes
Os QR Codes simplificam o acesso a algumas páginas, pulando etapas da navegação pelo celular por meio de interfaces, como peças publicitárias de mídia exterior. Uma empresa pode esconder uma página de oferta, um aplicativo ou mesmo um voucher atrás de um QR Code e inseri-lo em um painel de shopping ou de uma estação de metrô, por exemplo.
Além de ser uma clara maneira de integrar os dois canais, a empresa pode usar as conversões originadas desse QR Code para atribuir a conversão ao ponto de mídia contratado.
Cupons de desconto
Oferecem uma abordagem semelhante aos QR Codes, mas sem a necessidade de câmera. Úteis para aplicativos de entrega de refeições ou qualquer e-commerce que tenha um app ou acesso fácil para os usuários de smartphones.
Se forem distribuídos códigos exclusivos para cada local, formato ou face específica de mídia, a empresa também poderá atribuir conversões ao OOH em diferentes camadas de análise.
Engajamento em redes sociais
Após a exposição a anúncios de OOH, redes sociais tornam-se um passo natural. Estratégias criativas estimulam conversas online. Um estudo da Nielsen publicado pela Billboard Insider mostra que 15% das pessoas entrevistadas visitam um perfil de um anunciante logo após serem expostas ao seu anúncio em out of home.
Remarketing mobile
Integração direta entre OOH e mobile por meio de anúncios de remarketing. Utiliza marketing de proximidade, SMS, push notifications ou redes sociais para reengajar usuários em diferentes canais.
Um motorista que é impactado por um anúncio de um restaurante em um relógio de rua pode receber uma notificação no Waze, minutos depois, daquele mesmo anunciante com intuito de indicar o caminho até o estabelecimento. Com a finalidade de gerar mais frequência em diferentes canais.
Planos de mídia melhor segmentados
Quando uma marca decide anunciar em uma parada de ônibus, por exemplo, ela ou sua agência normalmente terão acesso somente aos dados do próprio veículo que detém esse espaço de mídia. Esses dados dificilmente vão além dos sociodemográficos, como gênero, idade, localização, profissão e classe social.
Os dados de aplicações móveis, como Facebook, Google e Waze, podem agregar dados comportamentais e de interesses do público. Ainda que isso possa apontar para o anunciante onde é que aquele grupo específico de consumidores mais circula em uma região. Essa abordagem, adotada por grandes anunciantes, tem como resultado otimizar a eficiência das campanhas baseadas em localização.
A AdGrowth e o DOOH
A AdGrowth é referência quando o assunto é inovação tecnológica em mobile marketing, focada em aquisição de novos usuários e rentabilização para apps mobile. Somos uma adtech que oferece soluções digitais para o gerenciamento de anúncios e mídias pagas.
Entre nossos produtos de mídia programática é fácil encontrar opções de digital out of home, a AdGrowth faz uma cobertura 360º do target, a partir de estratégias que permitem que o conteúdo veiculado consiga impactar todas as pessoas atingidas.
Assim, processamos a segmentação do material para garantir o maior nível de acerto possível, chegando a inúmeros estilos de público. O DOOH pode não ser uma novidade, mas aqui, é constantemente aprimorado para o melhor resultado de suas campanhas, venha ser um de nossos cases de sucesso.
Quer se manter atualizado sobre o mercado de mobile growth?
Inscreva-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias.
Mais conteúdo
Mídia Programática: Conheça formatos e monte estratégias
8 abril, 2024Montar estratégias de mídia programática não é tão complicado, basta ter um bom planejamento. Desde […]
Thainá Dias
Mídia programática: construindo campanhas de forma eficiente
22 março, 2024Para entender a mídia programática imagine um cenário em que marcas estão disputando um determinado […]
Thainá Dias
Mulheres e o mercado: impactos da liderança feminina.
8 março, 2024Elas se adaptam, e vem se adaptando há anos, as mulheres estão há décadas no […]
Ligia Soares