Gustavo Mariano | 12 julho, 2023
O e-mail marketing é uma ferramenta que já está presente no mercado de trabalho há alguns bons anos, mas continua sendo um fenômeno quando falamos em conversão. Segundo um estudo da Barilliance, a taxa de conversão de e-mails marketing é de 1,22%. Isso significa que a cada 100 e-mails, uma venda é feita com sucesso.
Porém, um dos principais pontos para que haja uma maior taxa tanto na abertura dos e-mails quanto de conversão é a sua responsividade. Por isso, hoje vamos abordar um pouco mais sobre e-mail marketing responsivo, como produzir um e seus benefícios.
O que é um e-mail marketing responsivo?
O e-mail marketing responsivo é um tipo de e-mail que consegue se ajustar a todos os formatos que um usuário precisa para poder lê-lo. Seu layout se adequa a todas as telas e formatos em que ele for visualizado.
Ele é o mais recomendado atualmente, pois não dá para saber exatamente de onde os leitores estão acessando. Há alguns anos atrás, a maioria dos arquivos eram feitos em uma única configuração para telas de computador ou notebook, em formato de desktop, pois os smartphones ainda não eram uma tendência, diferentemente dos dias de hoje.
Por que fazer um e-mail marketing responsivo?
Todas as marcas querem que seus leads tenham a melhor experiência possível dentro do conteúdo de seu e-mail.
Provavelmente, se um destinatário precisar dar zoom, inverter a tela ou salvar o link para abrir em seu notebook mais tarde, ele irá apagar ou esquecer do e-mail e, provavelmente, ele nunca mais será lido. É um dinheiro investido que não voltará mais. Por isso a importância de se ter um e-mail marketing responsivo.
Dicas de como fazer um e-mail marketing responsivo dar resultado
1. Foco no mobile:
Grande parte dos usuários de internet possuem smartphones e estão com eles em vários momentos, até porque é muito mais fácil carregar um celular do que um notebook, por exemplo. Por isso, vale a pena sempre trazer um formato focado nas telas de mobile.
2. Imagens pequenas:
Figuras de tamanho pequeno tendem a ser mais leves e não demoram para carregar. Normalmente, as pessoas demoram 9s para ler e-mails. Se sua imagem for pesada, pode ser que o download seja mais lento e ela não espere todo esse tempo para ler o conteúdo.
3. Estrutura simples:
As telas de celular são bem menores do que as dos monitores. Por isso, é importante utilizar imagens com cores mais neutras de fundo e trabalhar com, no máximo, 3 tipos.
4. Texto reduzido no corpo do e-mail:
Se seu e-mail possuir muito texto, os leitores terão que ficar rolando a tela para poder ler. Foque em textos mais curtos e objetivos para facilitar a leitura.
5. Ênfase nos CTAs:
Todo e-mail marketing tem um objetivo: conversão. E para que isso aconteça, o CTA (Call To Action) precisa ser chamativo e bem aparente, com um design diferente para que os leitores cliquem.
Principais erros em um email marketing responsivo
Para que um e-mail marketing fique realmente bom, é preciso ter muitos cuidados. Porém, ainda vemos alguns erros que podem ser considerados até mais simples, mas que fazem muita diferença.
Confira os principais:
- Não testar o e-mail marketing em diferentes dispositivos;
- Ignorar o tamanho das fontes. As letras precisam estar bem legíveis. Um e-mail inelegível é quase certeza de uma pessoa não convertida;
- Usar imagens muito pesadas que façam com que o carregamento da página demore;
- Não utilizar CTA.
Principais métricas de um e-mail marketing responsivo
1. E-mails enviados:
A taxa de e-mails enviados é a primeira métrica que deve ser observada. Em média, 1% dos conteúdos enviados costumam dar algum tipo de erro, não sendo entregue ao seu destinatário.
2. E-mails clicados:
O CTR ou taxa de cliques é uma das principais métricas a serem levadas em conta em quase todas as campanhas. Com e-mails não é diferente. Estima-se que o CTR fique entre 2% e 5%.
3. E-mails abertos:
A taxa de abertura de e-mails também é muito importante. Por isso, criar chamadas e assuntos que interessam ao público-alvo é de extrema necessidade.
4. Fonte:
Todos os e-mails recebidos têm um padrão de tamanhos e tipos de letra. As melhores fontes, que possuem grande aceitação do público são: Arial, Georgia, Helvetica, Tahoma, Times New Roman e Verdana.
5. Conversão:
Todos os e-mails marketing têm o mesmo objetivo: conversão. Tentar converter o máximo de usuários possível dentro do mailing que foi enviado é a principal finalidade.
Importância de um e-mail marketing responsivo bem feito
A importância de um e-mail marketing responsivo bem feito está relacionada à experiência do usuário e à eficácia da campanha da marca.
Por outro lado, um e-mail marketing responsivo bem feito se adapta automaticamente à tela do dispositivo do usuário, proporcionando uma experiência de leitura fácil e agradável, independentemente do tamanho da tela. Isso pode aumentar a taxa de abertura, cliques e conversões do e-mail marketing, melhorando a eficácia da campanha.
Relação entre e-mail marketing responsivo e o growth marketing
O e-mail marketing responsivo e o growth marketing estão intimamente relacionados quando se trata de impulsionar o crescimento e o engajamento do público.
Como dito anteriormente, o e-mail marketing responsivo refere-se à prática de criar e enviar e-mails que se adaptam automaticamente ao dispositivo em que são visualizados, oferecendo uma experiência otimizada tanto em desktops quanto em dispositivos móveis. Essa abordagem é fundamental para o growth marketing, uma vez que permite alcançar uma ampla base de usuários, independentemente do dispositivo que eles usam.
Ao utilizar o e-mail marketing responsivo, os profissionais de growth marketing podem melhorar a taxa de abertura, o envolvimento e as conversões, oferecendo conteúdo relevante e atraente que se adapta perfeitamente ao formato e tamanho da tela do usuário.
Assim, o e-mail marketing responsivo se torna uma ferramenta valiosa para impulsionar o crescimento e o sucesso das estratégias de marketing de crescimento.
Quer se manter atualizado sobre o mercado de mobile growth?
Inscreva-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias.
Mais conteúdo
Mídia Programática: Conheça formatos e monte estratégias
8 abril, 2024Montar estratégias de mídia programática não é tão complicado, basta ter um bom planejamento. Desde […]
Thainá Dias
Mídia programática: construindo campanhas de forma eficiente
22 março, 2024Para entender a mídia programática imagine um cenário em que marcas estão disputando um determinado […]
Thainá Dias
Mulheres e o mercado: impactos da liderança feminina.
8 março, 2024Elas se adaptam, e vem se adaptando há anos, as mulheres estão há décadas no […]
Ligia Soares